Redução de colesterol e auxílio na memória: os benefícios do Inositol

29/03/2021

O que é o Inositol?

O Inositol é um suplemento de vitamina do complexo B com diversas funções e benefícios para o corpo humano. Embora esse nutriente seja considerado formalmente uma pseudovitamina, termo usado para denominar moléculas que não pertencem à classe de vitaminas essenciais, sua presença é vital para o organismo.

Além de manter as células saudáveis, o Inositol ajuda no tratamento da diabetes, na redução dos níveis de colesterol no sangue, na queima de gorduras, no combate a doenças psicológicas como a depressão e no auxílio à memória.

Funções e modo de ação

A função primordial deste suplemento é atuar na composição da estrutura da membrana celular. Além disso, o Inositol é peça essencial em vários processos biológicos, tais como:

  • Montagem do citoesqueleto;
  • Controle da concentração intracelular do cálcio;
  • Manutenção do potencial de membrana das células;
  • Modular a atividade da insulina;
  • Queima de gorduras;
  • Redução dos níveis de colesterol no sangue.

O Inositol, em conjunto com a colina, também contribui na nutrição das células cerebrais (neurônios). Presentes na fórmula do MemóriAtiva, ambos os elementos promovem impulsos nervosos e regularizam a memória e a cognição.

Mas os benefícios do Inositol não param por aí. A substância possui papel fundamental para as células da medula óssea, do tecido dos olhos e dos intestinos. E ainda atua na transmissão de mensagens entre células neurais e no transporte de gorduras dentro das células.

Os canais de cálcio são vitais para que os neurotransmissores sejam liberados e iniciem sua ação. A serotonina é um dos neurotransmissores com maior atividade na ingestão do Inositol. Esse agente neuroquímico ajuda a promover a regulação do humor e melhora a qualidade do sono – o que é importante no fortalecimento da memória.

Os benefícios do Inositol
Frutas como abacate e banana são fontes importantes de inositol

Alimentos ricos em Inositol

Ter uma dieta saudável e rica em alimentos naturais é essencial para aumentar os níveis de Inositol no organismo. As principais fontes desse nutriente são as frutas, como banana e abacate, vegetais verde-escuros (couve e espinafre), ovos, nozes, raízes e diferentes tipos de sementes.

Benefícios do Inositol

Como mencionado anteriormente, essa substância apresenta uma série de vantagens no funcionamento do organismo. Dentre os principais benefícios do Inositol, destacam-se:

  • Redução dos níveis de colesterol no sangue;
  • Regulação da memória;
  • Auxilia contra a neuropatia diabética;
  • Contribui no tratamento contra a depressão e alterações de humor;
  • Fortalecimento da saúde dos cabelos;
  • Melhoria nos sintomas relacionados com a síndrome dos ovários policísticos, segundo estudo publicado em 2011 pela “Fertility and Sterility”;
  • Atua na prevenção do câncer, de acordo com pesquisadores de um estudo publicado na revista “Biochemistry”, em 2010;
  • Melhora a constipação intestinal, estimulando a ação muscular e aliviando a prisão de ventre.
Carrinho de compras
Iniciar atendimento
Dúvidas?
Olá 👋
Podemos te ajudar?