Memória, humor e mais: 5 benefícios do exercício físico para o cérebro

14/06/2021

“Correr é uma terapia”. Se você já viu ou ouviu essa frase, saiba que ela faz todo sentido. Estudos recentes, como um publicado pela revista Science, revelam que praticar atividades físicas regularmente produz uma série de benefícios para a saúde mental. Entre eles estão o fortalecimento da memória, diminuição do estresse e a prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Segundo pesquisadores, a prática de exercícios durante 30 minutos por dia já é suficiente para tornar a mente mais saudável. Para você pensar mais sobre o assunto, veja cinco benefícios que as atividades físicas proporcionam ao cérebro:

1. Estimula a Memória

Exercícios físicos estimulam a atividade no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e cognição. É o que indica estudo realizado nos Estados Unidos que reuniu 120 adultos. Entre os que praticam esportes, houve um aumento no volume do hipocampo de 2%, revertendo a perda da capacidade de memória em até dois anos.

No entanto, salienta o estudo, se a atividade for muito intensa e liberar quantidades excessivas de cortisol, o hormônio do estresse, o efeito pode ser contrário ao desejado.

2. Contribui para o Aprendizado

Já um estudo publicado pelo Jornal Americano de Fisiologia mostra que a prática de atividade aeróbicas libera no organismo o fator neurotrófico proveniente do cérebro (BDNF, na sigla em inglês). Essa proteína auxilia no crescimento de novas células cerebrais e está relacionada ao processo de aprendizagem. Além disso, ela protege o cérebro de possíveis danos.

Benefícios do exercício físico para o cérebro
Praticar exercícios físicos regularmente ajuda a melhorar a memória e o humor

3. Redução do Estresse

Quem é atleta, seja profissional ou amador, sabe: praticar esportes gera prazer. É que durante a atividade física o corpo aumenta a produção de serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que contribuem para reduzir o estresse e a ansiedade. Como resultado, o indivíduo se beneficia da “estabilização afetiva”, que fortalece a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.

4. Mantém o Cérebro Jovem

Um estudo que acompanhou mais de mil mulheres ao longo de 44 anos concluiu que aquelas que eram mais ativas fisicamente retardaram o risco de doenças como a demência em quase uma década, em comparação com as que eram consideradas menos ativas.

5. Melhora a qualidade do Sono

Pessoas que praticam esportes dormem melhor. Isso porque elas adormecem mais rapidamente e aprofundam mais no sono – é nesta fase que ocorre a reparação de tecidos, cicatrização e armazenamento de informações.

Uma noite bem dormida gera diversos benefícios: melhora o humor, a memória, a concentração e a cognição.

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