Mais do que prazer: conheça os benefícios da dança para a mente

17/05/2021

Mais do que uma atividade de lazer, a dança é um ato saudável de vida. E não só para o corpo, mas também para o cérebro. Estudos recentes mostram que dançar traz diversos efeitos positivos para a mente, além de ser uma prática indicada para o tratamento de doenças degenerativas, como o Mal de Parkinson.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe este post e confira os principais benefícios da dança para a sua saúde mental. Confira aqui outros exercícios para você melhorar sua memória e concentração. 

Fortalece a memória

De acordo com um estudo do Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas, decorar passos de dança é uma ótima maneira de aprimorar a memória, especialmente para pessoas mais velhas. Portanto, como dançar é uma atividade ligada ao sistema sensitivo, a capacidade de memorização é estimulada.

Isso acontece porque o cérebro tende a guardar aquelas informações que tiveram maior impacto emocional e a descartar as que tiveram pouca influência. Além disso, dançar ajuda no desenvolvimento do hipocampo, área do cérebro responsável pela aprendizagem, memorização e visão espacial.

Reduz os níveis de estresse

Se você quiser relaxar, dance. Essa é a dica para pessoas que sofrem com nervosismo e ansiedade. Quando um indivíduo está sob estresse, o organismo tende a produzir adrenalina e cortisol, acelerando os batimentos do coração e deixando os músculos rígidos.

Mas, conforme os movimentos da dança são feitos, esses hormônios começam a ser consumidos pelos músculos e pelo ritmo do coração, proporcionando o relaxamento do corpo e da mente, além de estimular a produção de endorfina, dopamina e serotonina.

Benefícios da dança para a mente
A dança estimula o hipocampo, área responsável pela aprendizagem, memória e visão espacial.

Melhora o humor e a autoestima

Por ser uma atividade de interação e expressão, a dança favorece o estado psíquico ao propiciar a sociabilização e o estímulo da concentração. Isso ocorre porque o foco se volta totalmente para os movimentos e ritmos da dança.

Desse modo, a dança contribui para o desenvolvimento da concentração, além de estimular a interação com o espaço e as pessoas. Por essa razão, a atividade também é indicada para o tratamento da depressão.

Estimula a criatividade e o raciocínio

A dança tem o poder de estimular várias partes do cérebro simultaneamente, gerando novas sinapses a cada novo passo feito. Isso contribui tanto para a criatividade quanto para o raciocínio.

Carrinho de compras
Iniciar atendimento
Dúvidas?
Olá 👋
Podemos te ajudar?