Efeitos da cafeína no cérebro: consumo regular pode causar problemas de memória

09/08/2021

Um estudo recente publicado na revista Cerebral Cortex, realizado por cientistas da Universidade da Basileia, na Suíça, faz um alerta para quem consome cafeína diariamente. De acordo com os pesquisadores, beber o equivalente a uma xícara de café por dia pode diminuir o volume da massa cinzenta no cérebro temporariamente, afetando funções cognitivas.

O experimento contou com 20 voluntários saudáveis e habituados a tomar café diariamente. Por dez dias, eles foram instruídos a tomar três cápsulas de cafeína de 150 miligramas por dia, enquanto deveriam se abster de todas as outras fontes de cafeína. Posteriormente, o procedimento foi repetido por mais dez dias, nos quais os participantes receberam comprimidos de placebo.

Ao final de cada período de dez dias, os voluntários eram submetidos a exames de imagem no cérebro, ao passo que tinham suas atividades cerebrais monitoradas enquanto dormiam. Os resultados mostraram que o volume de massa cinzenta diminuiu após o uso contínuo de cafeína, mas aumentou após dez dias de abstinência.

“O consumo diário de cafeína evidentemente afeta nosso ‘hardware’ cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos”, afirmou Carolin Reichert, pesquisadora do Centro de Cronologia da Basileia, em comunicado.

Vale lembrar que a cafeína não se encontra apenas no café, mas também em refrigerantes à base de cola e bebidas energéticas. Sendo, por isso, a substância psicoativa mais consumida no mundo.

Efeitos da cafeína
Consumo regular de cafeína pode acarretar diminuição da massa cinzenta e problemas de memória

O que é a massa cinzenta?

A massa cinzenta é formada pelas partes do sistema nervoso central compostas pelos corpos celulares das células nervosas. Já a substância branca compreende principalmente as vias neurais, longas extensões das células nervosas.

O experimento indicou alterações na massa cinzenta no período de consumo de cafeína. Após dez dias de placebo – abstinência de cafeína -, o volume da massa cinzenta recuperou boa parte de seu tamanho.

No entanto, os cientistas também constataram que a diminuição da substância cinzenta parece ser temporária e que apenas dez dias de abstinência de cafeína são suficientes para reverter o quadro. Depois desse período sem consumir o estimulante, o volume da massa cinzenta se regenerou de forma significativa entre os voluntários.

As alterações na massa cinzenta foram mais perceptíveis no lobo temporal medial direita, que possui estruturas importantes, como o hipocampo, para-hipocampo e giro fusiforme, área responsável pela memória.

Para analisar os efeitos dessas mudanças, os pesquisadores pediram aos participantes do estudo que realizassem uma série de tarefas de memória. Ao final dos testes, concluiu-se que os melhores resultados foram alcançados pelos voluntários que se abstiveram de cafeína por dez dias.

Fórmula do MemóriAtiva

O MemóriAtiva, suplemento natural desenvolvido para melhorar a memória e a concentração, não contém cafeína. Sua fórmula prioriza compostos que não tenham qualquer contraindicação e que não apresentam riscos para a saúde.

Os quatro elementos do MemóriAtiva são: selênio, colina, inositol e biotina. Clique sobre cada um deles para obter mais informações sobre suas propriedades.

Carrinho de compras
Iniciar atendimento
1
Olá, como podemos te ajudar?
Entre em contato para ser atendido 😀