Confira 7 dicas para aumentar a concentração nos estudos

07/06/2021

Estudar não é uma tarefa tão simples. Com tantas distrações ao nosso alcance, nem sempre conseguimos nos concentrar no que realmente importa. Quantas vezes não nos flagramos deixando o livro de lado enquanto pegamos o celular para checar uma notificação ou dar uma olhadinha nas redes sociais?

A solução para esse problema pode ser disciplinar nosso cérebro para atividades desse tipo por meio de estratégias de estudo e organização. Afinal, a concentração nos estudos pode poupar tempo e gerar melhores resultados no aprendizado.

Por isso, elencamos sete dicas valiosas que podem te ajudar a manter o foco durante o estudo. Aplique cada uma delas e veja quais funcionam melhor para você.

1. Leia, mas escreva também

A leitura é importante, mas não deve ser a única forma de estudar, pois distrair-se diante de um livro não é nada incomum. Por isso, escrever é parte fundamental do estudo. Copie partes importantes do conteúdo, faça esquemas e elabore resumos em folhas ou no caderno.

A escrita à mão, de acordo com estudos, gera uma linha de raciocínio e aumenta a atenção no conteúdo, ajudando a assimilar melhor a matéria e a fixá-la por mais tempo na mente.

2. Use cores e mapas mentais

No processo de escrita, procure também utilizar mapas mentais. São informações sucintas que se relacionam com outras. Além disso, use cores. Criar setas coloridas e grifar palavras contribuem para chamar sua atenção para as informações mais relevantes do texto.

3. Evite distrações

A concentração deve ser a maior possível na hora do estudo. Afaste tudo que possa desviar o foco e tomar sua atenção. Se possível, deixe o celular no silencioso, feche as abas da internet que não tenham a ver com o conteúdo do estudo e, claro, mantenha a televisão desligada. Tenha com você apenas o material de estudo e foque nele.

Dicas para aumentar a concentração
Escrever (de preferência à mão) é uma ótima maneira de se concentrar e assimilar o conteúdo estudado

4. Faça um cronograma de estudo

É essencial que você crie um cronograma de estudo compatível com o seu ritmo. Organizar seu tempo e o conteúdo aumenta a concentração e gera bons resultados. Estudar aleatoriamente pode tirar o seu foco, pois não se obedece a uma rotina e, com isso, o cérebro acaba vendo cada dia uma coisa diferente. É mais vantajoso estudar quatro horas por dia com a devida concentração do que oito horas sem o foco suficiente.

5. Revise o conteúdo

É menos proveitoso revisar o conteúdo só uma vez antes da prova. O processo de revisão deve ser feito de forma recorrente. Portanto, releia o que você aprendeu em sala de aula no mesmo dia. Além disso, escolha um dia do final de semana para revisar a matéria da semana e resolver exercícios. Isso vai deixar seu cérebro mais disciplinado e habituado à rotina.

6. Organize o local de estudo

Antes de sentar para estudar, deixe todo o material de estudo organizado e separado: livros, cadernos, lápis, borracha, caneta, marca-texto e computador. Estudar em um lugar em que os objetos estão espalhados e bagunçados pode tirar sua concentração. Limpeza e organização aumentam o seu conforto na hora dos estudos e ajuda a manter sua concentração.

7. Cuide de sua saúde física e mental

Estar física e mentalmente saudável é crucial para absorver o conteúdo estudado. Por isso, alimente-se e durma bem. Estudar com fome ou sono é contraproducente. É preciso ter energia e estar com a mente descansada para ter um melhor aproveitamento nos estudos. Praticar atividades físicas regularmente te ajudará a alcançar esse objetivo.

Carrinho de compras
Iniciar atendimento
Dúvidas?
Olá 👋
Podemos te ajudar?