Benefícios do xadrez: veja por que o esporte é tão valioso para a mente

28/06/2021

A série “O Gambito da Rainha”, da Netflix, voltou a colocar o xadrez sob a luz dos holofotes mundiais em 2020. Na trama ficcional, que se desenrola nos anos 1950 e 1960, a protagonista Beth Harmon, interpretada por Anya Taylor-Joy, passa por uma série de desafios até se tornar campeã do mundo. E uma mudança é nítida no decorrer da série: a evolução mental e social de Beth.

Apesar de a personagem usar pílulas nas quais acredita serem cruciais para vencer as partidas, Beth vai melhorando seu desempenho conforme estuda o jogo e disputa campeonatos. Além disso, é notável como Harmon, extremamente introspectiva antes de se apegar ao jogo de tabuleiro, vai ganhando novos amigos com o avançar da série.

Tudo isso nos leva a uma conclusão: o xadrez a tornou mais inteligente e sociável. Sim, esses são alguns dos diversos benefícios de um dos esportes mais antigos do mundo. Importante ressaltar: não é necessário jogar profissionalmente para obter tais ganhos – a prática recreativa já é suficiente para aprimorar o desempenho cognitivo.

Alguns benefícios do xadrez

Segundo a pesquisadora Jéssica dos Anjos Januário, que produziu uma monografia sobre o xadrez para a USP, praticar esse esporte “estimula o pensamento, a execução e a fluidez do raciocínio lógico. Desperta o espírito reflexivo e crítico, amplia a capacidade de tomada de decisões autônomas, instiga a imaginação e a versatilidade de elaboração de planos”.

Ela segue listando as vantagens de jogar xadrez regularmente: “Potencializa habilidades como a paciência e a autoconfiança, demanda a elaboração de estratégias para a resolução de problemas, ativa a concentração e a memória, favorece o aprendizado de outras disciplinas, sobretudo a matemática, desenvolve capacidades sociais, afetivas e morais dos alunos, proporciona o respeito ao adversário através do espírito esportivo, dentre muitas outras”.

Veja abaixo 5 benefícios que você pode adquirir jogando xadrez:

1. Fortalece a memória

No xadrez, os jogadores devem aprender jogadas e decorar os diversos movimentos dos adversários para contra-atacar. Essa habilidade, assim como a prática de exercícios físicos, estimula a função cerebral da memória.

2. Aumenta a concentração

Durante o duelo, os enxadristas precisam estar totalmente concentrados, de modo que consigam acompanhar as jogadas. Essa necessidade faz com que eles aumentem a capacidade de concentração não só no jogo, mas também em outras tarefas – como os estudos ou o trabalho.

Benefícios do xadrez para o cérebro
Jogar xadrez gera diversos benefícios para o cérebro e aumenta o desempenho cognitivo

3. Estimula o raciocínio

O fato de um enxadrista analisar o jogo e pensar de forma lógica a todo instante estimula o raciocínio lógico, ajudando no processo de aprendizagem.

4. Ativa a criatividade

Como há uma quantidade infinita de combinações a serem construídas durante uma partida, o xadrez incentiva a inventividade. Essa, aliás, é uma das principais características de Beth Harmon em “O Gambito da Rainha”.

5. Ajuda na tomada de decisões

Tomar decisões é um processo cognitivo importante, uma vez que assumimos riscos quando fazemos escolhas. Por isso, muitas pessoas têm dificuldade e hesitam em momentos importantes.

No xadrez, não é diferente. Ao mover uma peça, você está tomando uma decisão que pode lhe dar a vitória, mas que também pode te levar à derrota. Seja como for, o xadrez ajuda esse processo a se tornar natural, dando mais autonomia para quem pratica.

Carrinho de compras
Iniciar atendimento
Dúvidas?
Olá 👋
Podemos te ajudar?