Benefícios do sono e sua importância para corpo e mente

01/12/2020

Muitas pessoas não sabem, mas o hábito de dormir pouco é um dos grandes responsáveis pela falta de memória e concentração. Uma noite às claras, inclusive, influenciará negativamente em sua produtividade, pois o corpo não descansou o suficiente para realizar as tarefas do dia seguinte.

Estudos indicam que o sono tem um papel fundamental nas diversas atividades do nosso organismo. Dormir bem significa se prevenir de doenças cardiovasculares, Alzheimer e enfermidades relacionadas ao sistema hormonal.

Também é um aspecto importante quando o assunto é concentração e aprendizado. Com uma boa noite de sono, a atenção aumenta, e a absorção de novas informações é facilitada. Como resultado, o desempenho intelectual do indivíduo melhora.

Benefícios do sono

Uma noite bem dormida permite o rejuvenescimento da pele, a ativação da memória e a melhora cognitiva. Consequentemente, o indivíduo será mais produtivo e elevará seu desempenho profissional.

Além disso, o sono de qualidade previne diversos problemas de saúde. Entre eles está a obesidade, já que o corpo produz a leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade, além de queimar calorias durante o sono.

Doenças como diabetes e hipertensão também podem ser evitadas. Dormir o suficiente ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e aumentar a ação da insulina, além de reduzir o estresse e o cansaço.

O mesmo vale para a depressão, pois dormir bem aumenta o ânimo, melhora a qualidade de vida e reduz as chances de desenvolver doenças psicológicas.

benefícios do sono
O sono regulado contribui para o fortalecimento da memória e do sistema imunológico.

Fases do sono

O sono é dividido por etapas e em cada uma delas uma parte da memória é processada. A primeira dura cerca de 15 minutos e se dá quando você está adormecendo. Portanto, seu sono ainda está leve. É neste momento que ocorre a liberação da melatonina e a aceleração das ondas cerebrais.

Na segunda fase, que dura até 20 minutos, a mente ainda está ativa, mas seu corpo está mais relaxado. A terceira etapa, chamada de sono profundo, ocorre quando os músculos já estão relaxados. É aí que são iniciados os processos de recuperação de células e órgãos após desgaste e pequenas lesões sofridas durante o dia.

A última fase começa entre 90 e 120 minutos após o adormecimento. É principalmente nela que os sonhos podem acontecer, em função do crescimento da atividade cerebral. Nesta etapa também ocorre uma espécie de seleção de memórias, definindo quais são as novas e importantes, quais são desnecessárias e as já estabelecidas.

Dicas para dormir bem

O tempo de sono ideal varia de pessoa para pessoa. Embora o recomendado seja dormir 8 horas por dia, o mais importante é a qualidade do sono. Pensando nisso, nós da Lifestyle Natural preparamos algumas dicas para você dormir bem e repor as energias de forma adequada enquanto dorme.

  • Não durma com fome. Coma algo leve antes de se deitar. Tomar uma xícara de leite morno com mel ajuda na liberação de serotonina, que atua como um calmante natural.

  • Evite o uso de estimulantes como energéticos, café, chá preto, bebidas alcoólicas e cigarro antes de dormir. Mexer no celular e no computador antes de deitar também pode atrapalhar seu sono.

  • Evite a ingestão de alimentos gordurosos e calóricos antes do sono.

  • Reserve um intervalo mínimo de quatro horas entre a atividade física e o sono.

  • Praticar esportes ou qualquer outra atividade física contribui para uma noite bem dormida.
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