9 exercícios para melhorar a memória e concentração

21/12/2020

Praticar exercícios para a memória e concentração é uma das maneiras mais eficazes para estimular o cérebro e mantê-lo saudável. Além de aumentarem a capacidade da memória e do aprendizado, eles atuam na prevenção dos pequenos esquecimentos e da diminuição da memória a longo prazo.

Os resultados dos exercícios para memória podem ser potencializados se vierem acompanhados de uma dieta saudável. Alimentos como peixe, nozes, banana e laranja contêm magnésio, vitamina E e ômega 3, nutrientes que ajudam a estimular a atividade cerebral e a memória.

Mas lembre-se de procurar um médico neurologista se a perda de memória estiver acompanhada de dificuldades na fala e na orientação, ou prejudicando nas tarefas do dia a dia.

Veja 9 exercícios para melhorar memória e concentração

1. Ler um livro e assistir a um filme e depois contar a história para alguém;

2. Praticar jogos como caça-palavras, dominó, sudoku, palavras cruzadas ou montar um quebra-cabeças;

3. Fazer atividades físicas. Pode ser até uma simples caminhada;

4. Tomar banho de olhos fechados e tentar lembrar a posição das coisas;

5. Fazer uma lista de compras, mas não utilizá-la durante a ida ao mercado para depois verificar se não esqueceu de nada;

6. Aprender uma nova língua, pois ajuda no processo de memorização;

7. Mudar o percurso diário, já que a quebra de rotina exercita o cérebro e o mantém ativo;

8. Realizar atividades que exigem memorização, como teatro e dança;

9. Tocar um instrumento musical ajuda a manter o cérebro ativo e criativo.

Outra dica valiosa para manter o cérebro saudável é dormir bem. Uma boa administração do sono é fundamental para fortalecer a memória e aumentar a concentração.

exercícios para a memória
Ler livros é um dos melhores exercícios para fortalecer a memória e manter o cérebro ativo

Benefícios de exercitar o cérebro

Os exercícios para memória e concentração aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro com oxigênio e nutrientes imprescindíveis para a realização de tarefas que exigem atenção e concentração. Eles também contribuem para:

  • Melhorar a memória de curto e longo prazo;
  • Aumentar o foco e a concentração;
  • Reduzir o estresse;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhorar o humor;
    Aumentar a autoestima;
  • Melhorar a cognição e aumentar a velocidade de raciocínio;
  • Aumentar a inteligência e criatividade.
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