7 frutas para melhorar a memória e a função cerebral

19/04/2021

O envelhecimento, o cansaço e o estresse estão longe de serem as únicas causas dos problemas de memória. Uma alimentação pobre em nutrientes pode ocasionar esquecimentos e falta de concentração nas tarefas e atividades do dia a dia.

As frutas estão entre os alimentos que mais contém substâncias importantes para o funcionamento do cérebro. Abaixo, veja quais são os benefícios que você pode obter consumindo cada uma delas.

1. Morango

Encontrada no morango, a fisetina é uma substância que desempenha um papel importante nas lembranças. De acordo com estudos recentes, esse nutriente induz a diferenciação das células nervosas, atuando na melhoria da função cognitiva e na redução de esquecimentos.

2. Uva

Além de terem fisetina, as uvas vermelhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias auxiliam na proteção do sistema nervoso e na regeneração dos neurônios.

Presentes no suco de uva, vinho tinto e cacau, os flavonoides também exercem função importante contra inflamações, hemorragias, alergias e na prevenção do câncer.

3. Tomate

A exemplo do morango e da uva, o tomate é um alimento rico em fisetina, o que ajuda em uma melhora significativa da memória. O fruto ainda contém licopeno, antioxidante que reduz os danos causados às células pelos radicais livres e que previne doenças como o câncer. Ele também oferece outros benefícios, como a melhora da qualidade do sono e o combate ao envelhecimento precoce.

Frutas para melhorar a memória
Frutas como laranja, uva, morango e maçã são ótimas para a memória e a saúde mental

4. Abacate

Embora seja calórica, a polpa cremosa do abacate concentra substâncias importantes na blindagem da massa cinzenta. A fruta é rica em vitaminas B6, B12, C e E, além de possuir luteína, selênio e colina, substâncias essenciais para a saúde das células cerebrais. A colina e o selênio, aliás, são encontrados na fórmula do MemóriAtiva, suplemento natural desenvolvido para fortalecer a memória e a concentração.

A gordura presente no fruto é a monoinsaturada, que protege as artérias e garante o fluxo sanguíneo para o cérebro. Inclusive, um estudo americano revela uma relação desse tipo de gordura com a melhor funcionalidade da área no cérebro responsável pela concentração e aprendizado. Ou seja, o nutriente aprimora as conexões entre os neurônios na rede de atenção dorsal do cérebro.

5. Laranja

Beber suco de laranja frequentemente pode melhorar a função cerebral em pessoas idosas. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo The American Journal of Clinical Nutrition. O experimento foi realizado com 37 pessoas com idade média de 67 anos que tomaram cerca de 500 ml do suco por oito semanas. O resultado foi que elas apresentaram evolução geral nas funções cognitivas em comparação com o grupo que não tomou o suco.

Como você provavelmente já sabe, a laranja é rica em Vitamina C, um antioxidante que atua na sinapse dos neurônios, melhorando a transmissão de impulsos nervosos entre as células.

6. Amora

Assim como a laranja, a amora possui diversos antioxidantes, sendo os principais as Vitaminas A e E, que agem sobre os radicais livres derivados de oxigênio. Sua capacidade de neutralizar os radicais livres é considerada uma proteção contra doenças neurológicas.

7. Maçã

Encontrada em abundância na maçã, a quercetina é um antioxidante que ajuda a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Além disso, a fruta contém vitaminas do Complexo B, Vitamina C e ácido fosfórico, aumentando a proteção do sistema nervoso.

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